Língua e Pensamento (in Portuguese)

De que forma a aprendizagem de uma língua condiciona a nossa visão do mundo? Quando aprendemos desde crianças uma certa moldura mental de símbolos para nos expressarmos e inteligirmos o real como isso nos afecta e às nossas expressões, criatividades e sensibilidades? Aparentemente era um assunto sobre o qual já Wittgenstein dissertava e que nos afecta particularmente a níveis que, por vezes, não estamos conscientes.

Na China a proporção de pessoas com ouvido absoluto é muito superior à do Ocidente. Como explicar tal fato? Provavelmente haverá uma correlação com a sua língua ser tonal. Um infante sempre exposto a quatro entoações diferentes da mesma palavra, e tendo de lhe atribuir os sentidos consoante a entoação, fica mais sensível aos diferentes registos e cria uma forma mais apurada de reagir ao som? Um Chinês ouvirá música de uma forma distinta de um ocidental, então?

Mesmo entre culturas parecidas, ou mais aproximadas, os esquemas mentais são distintos. Para nós soar-nos-á estranho que alguém diga «Amanhã vôo para Londres», apesar da frase não estar gramaticalmente mal construída nem conter erros ortográficos. No entanto o «I’ll fly to London tomorrow» é de longe a estrutura mais utilizada. Nenhum Inglês diria «Amanhã vou apanhar o avião que me levará até Londres», só a complicação. E isso também parece condicionar a forma como aprendemos uma língua estrangeira.

Então poderemos especular que mesmo meio mundo falando a língua “franca” Inglesa, na realidade todos falamos linguagens diferentes, porque imbuídos de um esquema mental diferente ao conceber as estruturas dessa língua. E assim um Indiano a falar Inglês poderá atropelar o sentido a um Francês a falar Inglês, tudo devido à influência da estrutura da língua Materna que estava cá primeiro.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s