O filósofo que estendia a roupa e falava no computador (in Portuguese)

Era um filósofo de mente aberta e espírito desprendido. Há muito tinha aprendido as lides do lar, a fim de garantir a sua independência, e conservava uma certa inquietude pelo asseio e limpeza. Nessa noite, cálida de Verão, entregava-se às lides dos programas de computador que lhe permitiam conversar com amigos distantes e manter acesas discussões sobre as oitenta primaveras de Habermas. No entanto, a brisa ténue e quente que se fazia sentir, impelia-o a completar as tarefas de fada a que sempre se propusera sem pejo.

Assim, enquanto atirava uma citação, simultaneamente punha uma mola na cuequinha, enquanto refutava um argumento, segurava um prendedor entre os dentes e enquanto destruía uma teoria, fazia gemer a corda e oscilar um par de meias brancas teimosas. Com lista amarela, claro. Já ninguém usa meias totalmente brancas. Depois deixava-se bailar pela onda e fazia piruetas com as teclas.

Cheio de calor, ligou a ventoinha. Era um duplo prazer: o Siroco quente a bater e ondular as camisas para dentro, a brisa fresca das pás a empurrá-las para fora. E a roupa sentia-se mais confusa que nunca sem saber para que lado dançar, bailar, girar. E o filósofo filosofava e dançava e bailava e mandava o suor às malvas. E discretamente sonhava com o dia em que teria uma casa a sério, uma casa com estendal interior imbutido, incluído. Um estendal que lhe permitisse secar roupa ao ar, sem correr o risco de um larápio mal intencionado lhe mexer. Sem correr o risco de uma vizinha coscuvilheira se alarmar com a sua camisola interior rosa às bolinhas. Sem correr o risco de uma trovoada de Verão o fazer precipitar para açambarcar a roupa toda, à pressa, e a amontoar em casa até os ventos secos regressarem.

E assim pasmava diante do ecrã do seu computador enquanto estendia a razão comunicativa num desvelo com as jeans coçadas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s